Navegando neste Tópico:   1 usuários anônimos

(1) 2 »

Rede simples e perfis/permissees de usuarios
Just popping in
Cadastrado em:
30/7/2012 22:02
De Belo Horizonte
Grupo:
Registered Users
Boa noite.

Primeiramente kero dizer que sou novo no forum e tb nao tenho experiencia em forums da internet, entao ja peço desculpas antecipadamente, caso eu esteja postando em lugar errado, ou de maneira errada. Sou "noob", mas estou disposto a aprender e espero que vcs da comunidade possam me ajudar e q futuramente eu tb possa ajudar outros na comunidade.

Estou tentando montar uma rede basica, onde um computador desktop PC comum faz o papel de servidor (apenas de arquivos, mais nada) e um notebook faz o papel de cliente, atraves de um rooteador q tenho aqui. Eu ja instalei o CentOS 6.3 com a opçao de "Minimal desktop" no notebook, e tb instalei a opçao "minimal" (basica, sem GUI) na maquina desktop (servidor). Ambos bootaram e carregaram os sistemas normalmente, loguei como root, tudo blz. Liguei ambas as maquinas no rooteador, que automaticamente fornece internet, pois esta ligado a um modem (porta WAN) e as 2 maquinas estao acessando a internet, ja testei.

Agora eu quero criar uma rede atraves da maquina servidor, onde os 2 fiquem conectados, e o cliente (notebook), ao logar na rede, carregue um perfil de usuario onde ele só possa acessar as pastas e arquivos q o servidor o permitir. Tb quero q a maquina cliente tenha acesso somente aos recursos do sistema que eu permitir. Ex.: quero bloquear para que o usuario/cliente nao altere nenhuma configuração do sistema na maquina dele. Quero tb controlar o acesso a internet do cliente, p/ q ele só acesse os sites que eu permitir.

Tenho quase nada de conhecimento sobre redes ou Linux. Tem como alguem me da uma força? Agradeço desde já! Vlw!

Enviado em: 30/7/2012 23:24
Transferir mensagem para outros aplicativos Transferir

Re: Rede simples e perfis/permissees de usuarios
Home away from home
Cadastrado em:
14/2/2012 20:37
De Belo Horizonte MG
Grupo:
Registered Users
Blz, Luis Paulo! Seja bem vindo ao forum!

Luis nunca fiz uma configuração como você esta pretendendo, acho que seria o NIS que é o equivalente do controlador de dominio da microsoft.

O que eu mais vejo é o pessoal instalar o samba e as estações serem windows. O samba é um controlador de dominio clone da microsoft, mas ainda não tem GPO implementado. Dizem que o samba 4 já tem mas não conheço.

Enviado em: 31/7/2012 11:09

Just popping in
Cadastrado em:
De Belo Horizonte
Grupo:
Registered Users
Estefanio, dei uma pesquisada sobre o NIS, acho q vai antender sim o q preciso. Só q eu vi alguns dizendo q as senhas passam pela rede sem estar encriptada. Eu nao estou me preocupando mto com segurança agora q eu to iniciando em Linux, senao acho q piro o kbçao, pq é mta coisa. Mas vc sabe se isto é verdade? Se sim, vc sabe se é simples encriptar/tornar um pouco mais segura? Obrigado pelas dicas!

Enviado em: 31/7/2012 13:09

Home away from home
Cadastrado em:
14/2/2012 20:37
De Belo Horizonte MG
Grupo:
Registered Users
Sim, também já ouvi falar sobre isto, mas minha experincia com o NIS, foi a 10 anos atrás, acredito que isto já tenha solução. Eu nunca tive a necessidade de implementar uma rede de usuarios 100% linux então isto acabou ficando parado.

O que eu sempre fiz foi servidores com samba, mas o samba da forma que eu conheço só controla acesso de arquivos, a parte de controle do micro e do usuário eu fazia pelas policys do registro das estações, muito trabalhoso tem que ir maquina por maquina, ai adotei o AD para ter as GPO.

Enviado em: 1/8/2012 10:57

Just popping in
Cadastrado em:
De Belo Horizonte
Grupo:
Registered Users
Estefanio, obrigado pela colaboração. Andei estuando sobre o Samba, e me parece que ele faz a função do NIS tb. Vou tentar configurar o PC como servidor em com dominio, depois tentar logar no dominio com o laptop. Caso encontre dificuldades, registrarei aqui. Obrigado!

Enviado em: 9/8/2012 14:33

Home away from home
Cadastrado em:
11/4/2012 21:42
De Americana - SP
Grupo:
Registered Users
Boa tarde.

Se o que você procura é um Controlador de Domínio, o samba faz isso, desde o NT 3.5 :) hehehe esse era bom hein hehehe

Você gerencia perfil, grupos e controla também permissões no micro local, pois o windows reconhece o samba como PDC e permite você gerenciar as permissões do sistema local baseado nas credenciais dos usuários do domínio.

Refiro-me a domínio porque no fundo ainda é um PDC.... hehehehe

Se não for isso o que você procura, desculpe-me pela má interpretação.

Abraços.

Enviado em: 9/8/2012 14:53

se precisar postar informações da sua configuração (ver 1.2):
#wget http://pastebin.centos.org/pastebin.php?dl=39126 -O getInfoSuporte.sh
#yum install dos2unix
#dos2unix getInfoSuporte.sh
#chmod 0755 getInfoSuporte.sh
#./getInfoSuporte.sh

Just popping in
Cadastrado em:
De Belo Horizonte
Grupo:
Registered Users
É exatamente isso que eu procuro! Já estou tentando configurar o Samba para que ele funcione como servidor de arquivos e controlador de domínio.
Só tenho uma dúvida ainda: o meu cliente vai querer gerenciar os usuários da rede através de um ambiente gráfico (GUI), pois ele é um usuário comum, com conhecimentos limitados. Mas, ao mesmo tempo, sei que é recomendado não instalar ambiente GUI na maquina que será o servidor. Como faço para configurar uma máquina onde ele faça logon na rede como usuário e tenha permissão para gerenciar os usuários, acessando o servidor (que só tem modo texto instalado) ??? Agradeço a colaboração de todos.

Enviado em: 9/8/2012 15:55

Home away from home
Cadastrado em:
De Americana - SP
Grupo:
Registered Users
Boa tarde.

Passo-a-passo de como implementar um PDC você encontra aqui, dentre muitos outros locais :

http://www.centos.org/docs/5/html/5.1 ... amba-domain-browsing.html

Agora referente a administrar o samba através de gáfico, aí a batalha é longa :)

Uma opção é você instalar o webmin para ele, mostrando o caminho até chegar nas seções do samba

Fora essa opção, não tenho informações sobre ferramentas open que façam isso de forma amigável e direta.

A outra, e na minha opinião mais sensata, é pedir suporte a um técnico que conheça o samba. São vários aspectos que um usuário deve conhecer para alterar atributos do smb.conf sem destruir a configuração :)

A isso você soma inclusão de usuários no domínio, alteração de usuários, remoção de máquinas do domínio, problemas nas permissões do Profile da rede, alteração das permissões dos compartilhamentos, etc, etc, etc hehe

Abraços.

Enviado em: 9/8/2012 16:21

#yum install dos2unix
#./getInfoSuporte.sh

Home away from home
Cadastrado em:
De Americana - SP
Grupo:
Registered Users

Enviado em: 9/8/2012 16:24

#yum install dos2unix
#./getInfoSuporte.sh

Just popping in
Cadastrado em:
De Belo Horizonte
Grupo:
Registered Users
Ze Luis, vou dar uma estudada nos links q vc passou. Vlw pela força!

Enviado em: 9/8/2012 16:33

Você pode exibir os tópicos.