Navegando neste Tópico:
1 usuários anônimos
VSFTPD + USUÁRIO + ACESSAR APENAS UMA UNICA PASTA |
||
|---|---|---|
|
Olá galera, sou novo no fórum e estou precisando de ajuda.
Estou com dificuldades para instalar o vsftp no CentOS Não estou conseguindo fazer com que o usuário acesse determinada pasta do sistema. Não quero criar um ftp anônimo, apenas quero que ele acesse uma determinada pasta. Alguem poderia me ajudar? na verdade eu preciso é de ajuda desde a instalação do vsftp, criação de um usuário e fazer ele acessar uma única pasta, sem que esse usuário tenha acesso ssh no sistema tem como fazer issu? algum pode me dar uma luz? pq eu ja segui uns 3 tutoriais, mas nenhum deu certo meu SO eh este: Linux version 2.6.18-128.el5PAE (mockbuild@builder16.centos.org) (gcc version 4. 1.2 20080704 (Red Hat 4.1.2-44)) #1 SMP Wed Jan 21 11:19:46 EST 2009 Andei pesquisando pelo forum, mas ainda não achei um tópico semelhante.
Enviado em: 15/7 20:41
|
||
Transferir
|
||
Re: VSFTPD + USUÁRIO + ACESSAR APENAS UMA UNICA PASTA |
||
|---|---|---|
|
ah, e eu sou novo no mundo linux
por issu ainda to aprendendo as coisas básicas :(
Enviado em: 15/7 20:45
|
||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Olá Daniel, beleza?
Aqui está um guia básico de como instalar um servidor FTP: Logue-se como root: $ su - Instale o ProFTPD: # yum install proftpd Ative a inicialização do serviço no início do sistema: # chkconfig --level 123456 proftpd on Para iniciar o ProFTPD (sem reiniciar o sistema): # service proftpd start Pronto. Lembre-se que isso é apenas uma configuração básica, é importante lembrar as falhas históricas de segurança que esse protocolo porta. No entanto você pode testar o serviço com o comando: $ ftp localhost Nota: Os usuários do seu sistema são os mesmos do serviço FTP, você pode se logar como root para testar por exemplo, o que é totalmente não recomendado. Um abraço.
Enviado em: 16/7 12:18
|
||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Leando Toledo, obrigado por vc ter postado
mas infelizmente ainda não é issu que estou precisando. eu confio mais no vsftp do que no proftp vsftp é mais simples, logo menos suscetível a falhas. eu ainda instalei ele no CentOS, configurei iptables, criei usuário... porém nao consigo fazer ele logar no sistema sendo que eu só preciso que ele acesse uma determinada pasta usando o ftp. esse usuário nao pode nem ter login ssh no sistema. ainda fico no aguardo de que alguem possa me ajudar
Enviado em: 16/7 20:08
|
||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Opa, vamos lá então!
Instale o VSFTPd: # yum install vsftpd Adicione-o aos serviços que iniciam no boot: # chkconfig --level 123456 vsftpd on Adicione um usuário sem login e dê uma senha a ele: # useradd -s /sbin/nologin leandro # passwd leandro Agora vamos configurar o VSFTPd: # cd /etc/vsftp # mv vsftpd.conf vsftpd.conf.default # vi vsftpd.confd Cole o seguinte conteúdo e faça suas alterações caso seja necessário:
Configure a autenticação via PAM: # vi /etc/pam.d/vsftpd Altere a linha:
auth required pam_listfile.so item=user sense=deny file=/etc/vsftpd/ftpusers onerr=succeed
Por:
auth required pam_listfile.so item=user sense=allow file=/etc/vsftpd/ftpusers onerr=succeed
Crie a lista de usuários permitidos a fazer login: # vi /etc/vsftpd/ftpusers E nesta lista, adicione os usuários que desejar:
leandro
Também crie a pasta de acesso padrão: # mkdir -p /home/ftp E, finalmente inicie o serviço VSFTPd: # service vsftpd start Lembre-se que manter uma instalação do VSFTPd com login em chroot não é garantia de segurança. Você pode integra-lo com tráfego criptografado via TLS e criar regras que só permitam os endereços de origem que achar melhor. No mais, Um grande abraço! ![]()
Enviado em: 18/7 9:06
|
||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Leandro, obrigado, agora pelo menos consegui fazer rodar o vsftp
mas esta dando um problema olha a mensagem de erro, quando tento logar no sistema pelo ftp: Resposta: 220 Bem vindo - Sua conexao esta sendo monitorada! Comando: USER css27034 Resposta: 331 Please specify the password. Comando: PASS ******* Resposta: 230 Login successful. Estado: Ligado Estado: A obter a lista de pastas ... Comando: PWD Resposta: 257 "/home/css27034" Comando: TYPE I Resposta: 200 Switching to Binary mode. Comando: PASV Resposta: 227 Entering Passive Mode (189,1,164,111,41,181) Comando: LIST Erro: A conexão excedeu o tempo de espera Erro: Falhou a obtenção da lista de pastas tipo ele loga no sistema, mas nao consegue obter a lista de arquivos sera alguma permissão pro usuárioq esta faltando? se você puder ajudar mais nisso, eu ficaria muito grato de qualquer forma, muito obrigado pela sua ajuda
Enviado em: 25/7 13:34
|
||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Olá Daniel, que bom que até aqui deu tudo certo.
Bom, vamos lá, edite o arquivo vsftpd.conf: # vi /etc/vsftpd/vsftpd.conf E adicione essas linhas,
Não esqueça de abrir as portas no firewall:
Mais detalhes sobre o Passive Mode em FTP podem ser encontradas na documentação do VSFTPd, espero que funcione. Um abraço, à disposição.
Enviado em: 26/7 10:51
|
||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
Olá Daniel SL,
Já conseguio descobrir como fazer para que cada utilizadore tenha acesso a uma pasta diferente do outro utilizador? Se sim, poste aqui porque tambem necesito de fazer essa configuração no meu servidor. Obrigado
Enviado em: 28/7 11:46
|
||
Transferir
|
||
||
|---|---|---|
|
habilita a tag chroot_local_user=YES
[]'s